De 26 à 29 de Março
OFICINA REFLEXOS DO OLHAR
com a Cia. Sítio do Jeca.
lOCAL:
Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira
O INTERCIRCO é um encontros de artistas circenses no interior paulista gratuito para a população. O evento, em sua primeira edição será Porto Ferreira- SP, entre os dias 26 de março à 1º de abril de 2018. O propósito é de expandir o movimento circense e disseminar diversão.
Desenvolvido e produzido pela Cia. Sítio do Jeca que está há 25 anos no mercado do entretenimento o INTERCIRCO poderá acontecer em várias cidades anualmente e objetiva promover as artes circenses bem como a troca de experiências entre artistas tradicionais e contemporâneos, através de espetáculos, shows, exposições, oficinas, palestras e debates, o encontro proporciona uma grande interação entre artista e público.
A Programação:
• De 26 à 29 de Março= Oficina Reflexos do Olhar - Trata-se de uma oficina híbrida de teatro e audiovisual com o objetivo de resgatar, estimular, valorizar as histórias e memórias pessoais da comunidade. O processo cênico busca proporcionar um espaço de a experiência vivenciada pelos participantes que resulte em “olhares captados” no decorrer da oficina. As inscrições devem ser feitas antecipadamente no próprio Museu, à rua João Procópio Sobrinho, 397, no Centro. Serão 20 vagas para maiores de 16 anos e o preenchimento será por ordem de inscrição.
• 30 de Março (Sexta) às 11 Horas, espetáculo “E O PALHAÇO O QUE É?” com a Cia. Sítio do Jeca.
Local: Escola EMEF. Augustinho Garcia
• 30 de Março (Sexta) às 14 horas ocorre a “Intervenção de Palhaço no hospital” com o grupo BESTEROLOGISTAS DE PLANTÃO que representa a cidade no Intercirco.
Local: Hospital Dona Balbina
• 31 de Março (Sábado) às 11 horas será apresentado o espetáculo “CIRCO DE DOIS” com a Cia. Pé de Chinelo.
Local: Praça Cornélio Procópio (central)
• 01 de Abril (Domingo) às 11 horas apresentação do espetáculo “AS MENINAS DA PORTEIRA” com a Cia da Roça. Loca: Centro Cultural Fepasa em Porto Ferreira
O Intercirco conta com o apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e a realização do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura.
.
E o evento acontece graças a um grande trabalho do Renan Arnoni junto com o Deputado Estadual Padre Afonso Lobato e seu acessor David Bandeira, ao prefeito de Porto Ferreira Rômulo Rippa eRégis Radael Berretta.
A CULTURA no INTERIOR AGRADECE!!!!
iNFORMAÇÕES:
A Programação
De 26 à 29 de Março= Oficina Reflexos do Olhar - Trata-se de uma oficina híbrida de teatro e audiovisual com o objetivo de resgatar, estimular, valorizar as histórias e memórias pessoais da comunidade. O processo cênico busca proporcionar um espaço de a experiência vivenciada pelos participantes que resulte em “olhares captados” no decorrer da oficina. As inscrições devem ser feitas antecipadamente no próprio Museu, à rua João Procópio Sobrinho, 397, no Centro. Serão 20 vagas para maiores de 16 anos e o preenchimento será por ordem de inscrição.
30 de Março (Sexta) às 11 Horas, espetáculo
“E O PALHAÇO O QUE É?”
com a Cia. Sítio do Jeca.
Local: Escola EMEF. Augustinho Garci
RELEASE DO ESPETÁCULO:
“E o Palhaço o que é?” é resultante da pesquisa sobre o “HUMOR” realizado pelo ator Reinaldo Facchini e as experiência vividas por ele no contato com pessoas com fobia de palhaço a Coulrofobia, que é muito comum nas crianças, especialmente entre as menores. Isso é constatado quando algum palhaço se aproxima das crianças. Pode ser devido à maquiagem com cores fortes, além da roupa chamativa e extravagante que eles usam para chamar a atenção dos pequenos.
É impressionante como o cérebro humano pode criar um verdadeiro pânico a algumas situações que a outros passam despercebida. Os medos das crianças na sua grande maioria são irracionais, temporais e passageiros, principalmente nos primeiros anos de vida. Por isso é muito importante ter cautela quando o bebê estabeleça algum contato com um personagem ou alguém que use um disfarce ou fantasia, já que até os três anos a criança não sabe diferenciar a ficção da realidade. Não são capazes de diferenciar se o palhaço é uma pessoa normal ou se por detrás do seu imenso cabelo e sua chamativa maquiagem se esconde algo aterrador.
Vale lembrar que medo de palhaços não é só coisa de criança. Tem adulto que não suporta nem vê-los. Sendo assim, este espetáculo busca em seu desenvolvimento enfrentar o que a criança ainda não está preparada. Pouco a pouco ela conseguirá entender o que é um disfarce e até interagir com o palhaço. Assim através do jogo direto com o público, Jeca procura trazer à tona toda ludicidade e poesia que tem a alma do Palhaço, sempre pensando em levar o entretenimento e o lúdico, um espetáculo feito para a família.
FICHA TÉCNICA:
• Ator e Palhaço: Reinaldo Facchini.
• Direção: Cia. Sítio do Jeca.
• Orientação Cênica: Maria Cândida Figueira
• Roteiro e Texto: Reinaldo Facchini
• Cenário: Reinaldo Facchini.
• Iluminação: Reinaldo Facchini.
• Figurino: Cidinha Facchini.
30 de Março (Sexta) às 14 horas ocorre a “Intervenção de Palhaço no hospital”
BESTEROLOGISTAS DE PLANTÃO
que representa a cidade no Intercirco.
Local: Hospital Dona Balbina
RELEASE DA INTERVENÇÃO:
No hospital Dona Balbina será realizada intervenções às crianças e adultos hospitalizados, buscando transformar a dor em riso. O grupo “Besterologistas de Plantão” que representa a cidade, é especializado em atuar neste ambiente farão visitas desenvolvendo um jogo individual com cada “espectador”, buscando uma relação engraçada e verdadeira.
FICHA TÉCNICA DO GRUPO:
• Vanderlei Correia Adão = palhaço Gargalhada
• Júlia Adão = Palhaça Pirueta
31 de Março (Sábado) às 11 horas, espetáculo
“CIRCO DE DOIS”
com a Cia. Pé de Chinelo
Local: Praça Central
RELEASE DO ESPETÁCULO:
CIRCO DE DOIS - A palhaça Jirda chega com seu parceiro Bisgoio para fazer aquele que seria o maior espetáculo de todos os tempos. No entanto, o que era para ser a consagração da dupla acaba se tornando um grande fiasco. Tudo está indo por água abaixo e a pergunta que não quer calar é: “Será que isso vai prestar?”
FICHA TÉCNICA:
-
Criação e atuação: Neto Donegá, Luciana Donegá e Davi Donegá
-
Cenário: Neto Donegá e Luciana Donegá
-
Concepção Iluminação: Neto Donegá
-
Direção: Neto Donegá e Luciana Donegá
-
Operação de som e luz: Luara Donegá
01 de Abril (Domingo) às 11 horas, espetáculo
“AS MENINAS DA PORTEIRA”
com a Cia da Roça.
Loca: Centro Cultural Fepasa em Porto Ferreira
RELEASE DO ESPETÁCULO:
“As meninas da Porteira” - Uma dupla de palhaças Caipiras desbravando esse mundão véio sem porteira! Dita e Polenta desafiam as leis da gravidade com suas habilidades malabarísticas, ao som de modão de viola e todo o charme sertanejo.
FICHA TÉCNICA:
-
Fotografia: Vinícius Mena
-
Produção: Cia da Roça
-
Elenco: Isadora Rinelle e Danieli Maimoni