Criar um espaço físico (Sítio) para preservar, estudar e difundir a cultura caipira, uma das mais marcantes no Interior de São Paulo, como objetivo apresentar a importância de se conhecer a memória e as raízes culturais regionais. planejar, desenvolver e executar projetos que visam à preservação do meio ambiente natural e cultural, estudando o funcionamento do meio ambiente e suas relações com o ser humano frente ao desenvolvimento do turismo rural sustentável.
O propósito do espaço é de fomentar a importância das raízes culturais de um povo, no sentido da afirmação de sua identidade e pertinência a sua região, sendo que é primordial ter conhecimento e manter viva na memória as próprias origens.
Pelo exposto acima, se entende que a cultura caipira é construída a partir das ações e inter-relações sociais. As pessoas fazendo parte de uma sociedade acabam interagindo umas com as outras, trocando ideias, conhecimentos e etc. Desse relacionamento deriva a cultura desse povo, que foi construída passo a passo. Juntos, constroem uma história de vida, onde os hábitos e costumes, manifestações, expressões, sentimentos e outros estão inseridos, identificando cada componente dessa sociedade determinando o seu modo de viver e de ser.
Este é o objetivo de criar o “Sítio do Jeca” Centro de Referência em Pesquisa da Cultura Caipira e Comicidade, que visa fortalecer e divulgar, oferecendo um conjunto de ações culturais e ambientais como cursos, oficinas, apresentações musicais, espetáculos, vivencias, promoção de eventos, um espaço para encontros e desenvolvendo o Turismo Sustentável como objetivo atender simultaneamente às necessidades dos turistas, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro.
O qual possibilita compreender aspectos históricos, econômicos, relações de trabalho, religiosas, alimentação, assim como valores familiares e sociais é urgente criar estímulos à preservação dessa cultura como também evitar o turismo predatório que pode levar ao esgotamento dos recursos naturais, também à descaracterização cultural e desequilíbrio social. O turismo sustentável é composto pelos mesmos pilares do desenvolvimento sustentável - eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Além disso, o turismo sustentável visa o fortalecimento da atividade turística a longo prazo, sustentada na preservação ambiental e cultural que qualificam o destino turístico, gerando benefícios sociais permanentes. Um dos instrumentos em que busca a Cia., é associar atividades de preservação ao turismo e à educação, para que incluem em seus programas de história, geografia, língua portuguesa, meio ambiente e artes temas relacionados ao patrimônio e à memória locais. O resultado comum dos projetos é um aluno mais interessado e motivado. A longo prazo, vem a mudança da mentalidade e a formação de um cidadão sensibilizado para com suas raízes e identidades culturais.
http://www.tourism4development2017.org/events/sitio-do-jeca/
Em 2013 a Cia. Sítio do Jeca, por sua pesquisa sobre a Cultura Caipira e a Comicidade, recebeu o Prêmio Culturas Populares instituído pelo Ministério da Cultura, em âmbito nacional, como forma de reconhecer a atuação exemplar de Mestres e de Grupos e Comunidades praticantes de expressões das culturas populares brasileiras.
E em 2017 o Sítio do Jeca recebe o selo qualidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
As vantagens são:
-
Reconhecimento e visibilidade através do selo da ONU.
-
Diferencial que certifica que o projeto está alinhado e tem o reconhecimento dentro das diretrizes da ONU.
-
Abre possibilidades de conseguir apoio para investir no projeto aprovado.