top of page

PROJETO CLOWMPIRA

A estética do clown e a poética do caipira ou a poética do clown e a estética do caipira?Ser ou não ser? Clown ou caipira? Clown e caipira. É assim que Jeca palhaço de Reinaldo Facchini se identifica. A busca dessa identidade começa nas águas do Mogi Guaçu, em Pirassununga, até desembocar no mar do Rio de Janeiro.

O ator pirassununguense Reinaldo Facchini começou como todo ator de cidade pequena, interpretando personagens em festas escolares e eventos locais. Mas isso era pouco. Buscou informações e formação com outros atores da cidade e região, aprimorando suas técnicas de interpretação. Neste sentido, passou pelo teatro experimental, no grupo Boi de Botas, na USP de Pirassununga, até encontrar o universo circense, numa oficina oferecida Do picadeiro para a rua, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura.

O “bicho carpinteiro” pegou firme e provocou em Reinaldo à vontade de crescer ainda mais neste universo. Participando de outras oficinas de técnicas circenses junto com a Trupe Circulante, encontrou abrigo e apoio no Teatro de Anônimo, grupo carioca de reconhecimento internacional e iniciou com a supervisão de Márcio Libar, a pesquisa de descoberta e composição do seu Jeca. Com Libar, percorreu vários estados brasileiros, produzindo e atuando no projeto “Mundo ao Contrário”, composto pela oficina “A Nobre Arte do Palhaço” e outros eventos, integrou o grupo cômico “Valdevinos de Oliveira”, fortalecendo sua pesquisa dentro da comicidade..

O Jeca daí pra cá vem ocupando os espaços mais inusitados possíveis: de exposições literárias a sala de espera de rodoviária, levando sempre a sua poética para os olhos e corações curiosos em descobrir uma das várias faces deste Brasil.

De volta à sua terra natal, Facchini, além de buscar novas referências da riqueza da cultura popular caipira, se propõe a revelar o que descobriu nesta sua trajetória. Assim nasceu este projeto que inclui pesquisa, registro de tradição oral, oficinas e espetáculo.

Em 2013 essa pesquisa recebeu o “Prêmio Culturas Populares” do Ministério da Cultura e em 2017 recebe o selo Turismo Sustentável para o Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas

Objetivo

A cIA. sÍTIO DO JECA objetiva não só resgatar, como também valorizar o ser caipira e popular brasileira, não como características estereotipadas e vazias, mas como estado de espírito com sua estética e poética correspondentes, sendo essas também as características do palhaço.

Desenvolvimento

O projeto se inicia na pesquisa de usos, costumes e tradições da população pirassununguense, em especial, aos moradores da Zona Rural (especialmente da comunidade do bairro Itupeva), de forma a detectar elementos de sua riqueza cultural e artística para resgatá-los, seja no registro impresso, seja nas oficinas ou mesmo no espetáculo.

Recolhido o material, o ator pretende lapidá-lo, de forma a valorizar ainda mais o repertório de informações recolhidas, para oferecer ao público a verdadeira preciosidade do ser e do universo caipira.

Assim, onde quer que seja apresentado, o público vivenciará a experiência de estar, por alguns instantes, convivendo com Pirassununga, sua gente e seus costumes. Da mesma forma, o público estará em contato direto com o ser humano representado pelo palhaço, pedra preciosa em estado bruto, sem as máscaras convencionais e convenientes do dia-a-dia. O palhaço e seu coração aberto. O palhaço e sua terra natal, dentro de seu coração.

O projeto Clowmpira se divide em várias etapas, todas importantíssimas na obtenção do objetivo proposto.

Pesquisa.

Espetáculo “Esperando na Rodô”.

ESPETÁCULO "E O PALHAÇO O QUE É?"

Espetáculo "JECA o GRANDE"

ESPETÁCULO "UM REMÉDIO PARA A RAINHA"

Espetáculo "A cura do Mundo"

Espetáculo "O ENCANTO DO LAGO"

Intervenção “Terra e Asfalto”.

Oficina “Palhaço um Estado de Sitio”.

Oficina “Brincando no Quintal”.

"OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO"

"OFICINA DE ANIMAÇÃO/ STOP MOTIN"

Oficina “REFLEXOS DO OLHAR”.

Exposição “Lembranças”.

Almanaque.

Literatura de Cordel.

SIPAT = Espetáculos, Oficnas, Palestras, intervenções

Programa de TV - Ó DO BOROGODÓ

BLOG "PALAVRA DE PALHAÇO"

Projeto de ação social "ARTEAÇÃO"

Site 

        

  • c-facebook
bottom of page